Como atingir o estado mágico da carreira


Quando existe conexão entre interesses e desafios, temos a chance de vivenciar o estado mágico da carreira. Veja como descobrir isso no artigo do Rafael Souto, CEO da Produtive, para o app da Você/SA.

O conceito de flow foi desenvolvido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, PhD e professor da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, para designar as ótimas experiências de fluxo na consciência.

Estar nesse fluxo significa imergir em uma atividade sem precisar fazer esforço para ficar nela. São aquelas coisas que fazemos sem ver o tempo passar. Algo prazeroso que desperta atenção genuína.

Nas observações de Mihaly, ele cita artistas, pintores, músicos e executivos que entram em um estado de profunda conexão com o que estão fazendo. Podem ficar horas dedicados na atividade, sem perder o foco e produzindo com naturalidade.

Quando pensamos no conceito flow na carreira, estamos refletindo sobre um pilar fundamental para o desenvolvimento profissional: a satisfação.

O novo mundo do trabalho exige que o indivíduo seja protagonista de sua carreira. Os modelos antigos de plano de carreira na empresa foram extintos. Nenhuma empresa consegue prometer um caminho pré-definido e previsível de crescimento. A instabilidade econômica e a necessidade de estar constantemente ajustando a estrutura fizeram com que os planos lineares oferecidos no passado se tornassem inviáveis.

Cada pessoa terá de construir o seu plano e de navegar na instabilidade. A construção desse projeto deve começar com uma reflexão sobre interesses, motivações e valores.

O flow é uma forma de pensar e aprofundar essa reflexão. Eis algumas questões para te guiar nesse movimento: quais são as atividades que você mais gosta de fazer? Que coisas você faz com prazer e nem percebe o tempo passar? Em quais projetos ou tarefas você gosta de contribuir?

No brilhante conceito de Mihaly, ele adiciona dois pontos importantes para o estado de flow: habilidade e missão. É quando existe conexão entre nossas aptidões e os desafios a ser atingidos que temos realmente a chance de vivenciar o estado mágico do fluxo. Essa liga permite que o indivíduo obtenha realização e alto desenvolvimento, além de fluidez na execução das atividades.

Estamos na era da trabalhabilidade, que significa encontrar trabalho e ser atrativo para o mercado. Esqueça o modelo rígido de emprego. Ser empregado de uma organização é somente uma das formas de tornar seu capital intelectual útil na sociedade.

Nesse sentido, pensar no estado de flow é uma excelente estratégia para planejar as novas maneiras de atuar. A busca por satisfação e felicidade é legítima e deve fazer parte das reflexões de carreira.

Para se ter a experiência flow é preciso seguir um caminho constante de investigação e de observação. Dedicar tempo para refletir sobre satisfação é, de fato, ser protagonista na carreira.

Essa trajetória é indelegável. Seu chefe, o RH da empresa ou alguém de sua confiança pode ajudar a trazer luz, porém, o protagonista terá de ser você.

permalink | enviar por email
Solicite mais informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Sua mensagem (obrigatório)

close
Contact us