7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos


vivo seu dinheiro

Matéria com entrevista de Fernando Camilher, Consultor de Fontes Alternativas de Renda, veiculada nesta segunda-feira, 6, no Portal Vivo Seu Dinheiro:

Após uma certa idade, já com maior maturidade pessoal e profissional, qualquer iniciativa empreendedora pode ter mais chances de dar certo. Por isso, preparamos 7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos e, claro, ter muito sucesso.

Perfil do empreendedor quarentão

Para a elaboração das 7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos, contamos com a ajuda de Fernando Camilher, consultor de Fontes Alternativas de Renda da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado. Há mais de cinco anos, ele atende clientes com este perfil. Via de regra, os “quarentões” se dividem em dois grupos. Confira:

– Que se preocupam com a empregabilidade após os 50

Eles montam o negócio porque estão percebendo que a empregabilidade cai ao se aproximar dos 50 anos. Sabem que seria muito útil começar a pensar em empreender com estratégia e antecedência. Nesse caso, podem começar com mais calma, tendo um planejamento adequado para ir ajustando o negócio aos poucos e crescer sem muita pressão da renda familiar.

Eles podem se tornar empreendedores por oportunidades – que é onde, aliás, estão os indicadores de melhor performance.

– Que ainda apostam na carreira executiva

Muitos profissionais que já passaram dos 40 não querem montar seu negócio agora, pois têm na vida executiva seu principal foco e têm muita lenha para queimar ainda no mercado. O grande problema é que dez anos passam depressa e nem sempre há o planejamento ideal para uma mudança radical de meio de vida.

Nesta situação, muitas vezes, a pessoa percebe perto dos 50 anos que suas oportunidades no mercado de trabalho diminuíram muito, tendo que empreender no pior dos cenários.

Isso significa empreender por necessidade, que é onde normalmente os resultados são menores.

7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos

Seja qual for o seu perfil, siga as dicas a seguir e tenha boa sorte na sua empreitada:

1 – Busque um negócio que tenha a ver com seus gostos e que seja compatível com o estilo de vida que quer ter nos próximos anos.

2 – Não tenha apenas uma opção de negócio. Buscar oportunidades é uma característica empreendedora que traz resultados para poder escolher a melhor no momento.

3 – Depois disso, faça uma análise técnica e financeira da viabilidade do negócio, deixando de lado as paixões pela atividade, que podem inebriar o candidato a empreendedor.

4 – Pesquise outros empreendedores do mesmo setor, para verificar as alegrias e tristezas de cada negócio.

5 – Busque apoio da família na empreitada, pois ela vai sentir os reflexos da atividade.

6 – Tenha um sócio somente quando ele for complementar para as atividades estratégicas e, principalmente, com um acordo claro de responsabilidades e metas do negócio – previsto para vários anos e cenários.

7 – Entenda que empreender implica muita persistência, comprometimento, busca de informações e avaliações de riscos constantes. E que você precisa ter um brilho no olho quando falar de seu negócio.

permalink | enviar por email
Atendimento via WhatsApp
Solicite mais informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Empresa (obrigatório)

Possui curso superior?

Cargo / Posição

Área de atuação

Objetivo

Último cargo ocupado

Linkedin

Anexar Currículo

Sua mensagem (obrigatório)

close
Contact us