A NOVA ERA DO OUTPLACEMENT NO BRASIL


Por Rafael Souto, CEO da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado.

O serviço de Outplacement surgiu nos anos de 1950 nos Estados Unidos, com o objetivo de assessorar as pessoas a encontrar um novo emprego. Basicamente, o trabalho consistia na preparação de carta de apresentação, currículos, orientações para entrevistas e no aumento da rede de contatos. Assim, gerar conhecimento para que o assessorado encontrasse o seu caminho. Esse modelo tradicional ainda é utilizado por muitas consultorias, que têm como base ensinar.

O segundo momento do Outplacement ocorreu em 1990, quando os profissionais começaram a exigir novas atividades dos serviços de assessoria de carreira. Com o amadurecimento do mercado, as questões básicas do modelo 1.0 não eram mais suficientes para atender as expectativas sobre serviços de transição de carreira.

O surgimento do termo empregabilidade foi um marco dessa transformação. A Produtive surgiu nessa fase e foi pioneira ao oferecer de maneira inédita no Brasil um método que, de fato, gerasse conexões e oportunidades para os assessorados. O MPGO, Método Produtive de Geração de Oportunidades, foi revolucionário.

Em tempos mais digitalizados e conectados, a orientação para entrevistas e preparação de currículos não atendia mais o mercado. Também era necessário buscar por ações e gerar oportunidades. O modelo tradicional foi reformulado para uma prática mais ativa. Hoje, muitas consultorias trabalham ou tentam trabalhar nesse modelo.

artigo-site.

 

Os novos modelos de trabalho impõem mudanças nos serviços de transição de carreira. Surge um novo posicionamento sobre Outplacement. Na era digital, o trabalho de assessoria é muito mais do que gerar movimentos de mercado. O desafio passa a ser a utilização de oportunidades dessa nova fase para impulsionar e transformar as carreiras. Com conceitos de trabalho em célula, trabalhabilidade e carreira em nuvem, um novo perfil de serviços torna-se estratégico.

A Produtive inova mais uma vez, e traz um método exclusivo e inédito para o mercado, o Outplacement 3.0. Trata-se de um novo conceito de gestão de carreira baseado em três pilares.

O primeiro deles é o Digital Personal Brand (DPB), metodologia que consiste no trabalho de marca pessoal no meio digital, e tem como consequência, o impulso na carreira do profissional. Já o segundo pilar é o Conecta, plataforma de conexões entre profissionais com interesses mútuos para a geração de oportunidades de trabalho. Afinal, é por meio da conexão entre pessoas que surgem inúmeras possibilidades. A Produtive é o hub desse universo de conexões.

Nessa onda de inovação, como terceiro ponto, temos o reformulado MPGO, com uma atuação ainda mais dinâmica e completa, na qual a geração de oportunidades é só uma das frentes desse poderoso serviço de conexão entre assessorados e empresas. A força dessa metodologia de trabalho, que ainda tem como apoio diversos eventos, já conta com mais de mil empresas que utilizam o Produtive Indica e sabem que podem contar com um banco qualificado a custo zero.

Tudo isso feito pela consultoria em Recursos Humanos, líder em inovação e protagonista em carreira há 22 anos!

Entre em contato conosco e conheça o Programa de Planejamento e Transição de Carreira com a nova metodologia.

permalink | enviar por email
Solicite mais informações

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Unidade Produtive de preferência (obrigatório)

Sua mensagem (obrigatório)

close
Contact us